Um chinês de 66 anos, depois de fazer um check-up no Hospital Queen Elizabeth, em Hong Kong, descobriu que é mulher. Ele estava com um inchaço no abdômen e, ao fazer exames, soube que tinha um cisto no… ovário! Segundo informações do jornal South China Morning Post, a confusão se deve a uma condição rara: a combinação de dois distúrbios genéticos, a Síndrome de Turner e a hiperplasia congênita adrenal (CAH).
A Síndrome de Turner leva mulheres a terem algumas deficiências como perda da capacidade de engravidar e baixa estatura. Embora portadores tenham aspecto feminino, no caso do chinês ele também sofria de CAH, que provoca um aumento dos hormônios masculinos.
O homem, que não quer se identificar, é órfão, nasceu no Vietnã, tem 1,37 m de altura, barba e um pequeno pênis, mas sem testículos. Ele considerou durante toda a vida ser um homem, relatou a revista médica Hong Kong Medical Journal. “É um caso muito interessante e muito raro de duas síndromes combinadas. É provável que não surja outro semelhante em um futuro próximo”, disse à publicação o professor em Pediatria Ellis Hon Kam-lun.
Apenas outros seis casos similares foram registrados na história médicamundial, sendo que os diagnósticos foram conhecidos mais cedo. O paciente chinês decidiu continuar sua vida como homem e começar um tratamento com hormônios masculinos.